Como proceder para limpar os painéis solares fotovoltaicos e aumentar a eficiência

A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é muito importante, os painéis solares precisam de ser limpos regularmente de modo a não perderem a sua eficiência. É certo que alguns proprietários não têm noção disso e desleixam-se na limpeza dos mesmos, mas se não fizerem uma limpeza aos painéis, irão estar a perder dinheiro…

Os painéis solares montados nos telhados das casas acabam por se limpar com a ajudar da água da chuva, sendo que esta remove a maior parte da sujidade, mas nos meses em que não chove, temos que ser nós a tratar dessa limpeza.

Este tipo de equipamentos não tem partes móveis e como tal, uma vida útil de décadas, com recurso a pouca manutenção, sendo que a manutenção necessária é apenas aos painéis solares, de modo a que estes mantenham a mesma eficiência.

A manutenção passa por os manter livres de obstruções e sombras, bem como verificar se não têm danos, e claro, limpar os painéis solares de sujidades. Isto é válido tanto para painéis solares fotovoltaicos, como painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.

Os painéis solares devem ser limpos quando?

Essa decisão é sua… tem que ter em conta que quanto mais sujos estiverem, menos eficazes são. Assim, poeiras, sujidades, excrementos de pássaros reduzem a eficiência dos painéis solares e como tal, estes devem ser limpos com maior frequência, de modo a tirar o máximo proveito dos mesmos.

O que usar para limpar os painéis solares?

Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos, há que ter cuidado que o uso de certos produtos pode danificar os mesmos. Como tal, a maioria dos painéis solares pode ser limpa, recorrendo somente a água, colocada de cima para baixo.

Se precisar de remover alguma sujidade mais entranhada, então o ideal é usar uma escova macia, esponja ou um pano suave. Isto para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir a eficiência do painel solar, tal como a sujidade.

O que não usar para limpar os painéis solares

Como referi acima, nem todo o tipo de produtos é ideal para limpar os painéis solares. Assim não deve usar abrasivos, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que se esse revestimento sofrer danos, irá diminuir a eficiência do painel, bem como acumular mais sujidade e poeiras…

Caso tenha dúvida quanto aos produtos que se podem usar para limpar os painéis solares, recomendo que fale com o fornecedor, caso não consiga falar com ele, use apenas água e um pano.

Não esqueça ainda de enxaguar abundantemente o painel solar, para remover todas as sujidades, e depois de o limpar, o ideal seria secá-lo com recurso a um pano macio para evitar a acumulação de calcário a partir da água evaporada!

Cuidados a ter ao limpar os painéis solares

Para efetuar a limpeza dos seus painéis solares, deve ter sempre em conta a sua segurança, como tal há que:

  • Sempre que possível, evitar subir ao telho, recorra a uma vassoura com cabo extensível, para fazer a limpeza do painel solar.
  • Se tiver mesmo que subir ao telhado, use uma corda de segurança presa por exemplo à chaminé, assim tem um ponto de segurança caso escorregue.
  • Leia sempre as instruções de manutenção do painel solar, para saber o que podem ou não limpar e com que produtos.
  • A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.

É possível desligar os painéis solares para os limpar?

O profissional que instalou os painéis solares deve ter-lhe dito que estes não podem ser “desligados” durante o dia. As células estão constantemente ativas…

Assim tenha em consideração que mesmo desligado durante um dia nublado, este pode provocar um choque.

Quanto ao inversor dos painéis solares fotovoltaicos?

Quanto ao inversor do painel solar, este é o componente que primeiro irá precisar de uma reparação ou substituição… este tem uma vida útil de 10 a 15 anos, ainda assim irá ser o primeiro componente a precisar de reparação/substituição…

O inversor é uma caixa cheia de fios e circuitos que apenas deve ser mexido apenas por profissionais.

Assim, se pensa que o desempenho do sistema está diferente, faça um registo da saída do medidor da produção em intervalos regulares e depois fale com o fornecedor, apresentando-lhe esses dados.

Fonte: https://www.portal-energia.com/como-proceder-para-limpar-os-paineis-solares-fotovoltaicos-e-aumentar-a-eficiencia/